segunda-feira, 14 de maio de 2012

História da Matemática através de Problemas


Essa foi minha primeira tarefa da disciplina História da Matemática através de Problemas.
O intuito da tarefa era fazer um depoimento sobre o contato que cada um teve com a História da Matemática. 


Aluna: Carla Soares Restier Lima Carvalho
Pólo: Volta Redonda /RJ
Grupo: 08

A História da Matemática para mim é fundamental na formação de todo professor de matemática. Infelizmente tive apenas um semestre dessa disciplina na faculdade mas, foi um semestre muito proveitoso, levando em conta o alto grau de conhecimento e boa vontade do professor que lecionou a mesma. Porém em outro semestre que tive a disciplina Laboratório no Ensino da Matemática, esse mesmo professor aliava a prática do laboratório com os porquês respondidos com o auxílio da História da Matemática.
O grande Mestre Fábio, professor e atual coordenador do curso de graduação em Licenciatura Plena em Matemática do UGB, me passou dentro do que foi possível muito conhecimento; conhecimento este que me levaram a um encantamento total, o que ainda me motivou a escrever meu trabalho de conclusão de curso sobre os Papiros de Hind e Moscou, onde o próprio foi meu orientador.
Também tive o prazer de assistir 32 horas de aula de História da Matemática com o renomado Dr. Carlos Matias na pós em Educação Matemática oferecida pelo UBM, onde tive a oportunidade de conhecer um pouco do seu trabalho e seus pensamentos em relação à educação.
Creio que o docente que leciona aproveitando as oportunidades surgidas no dia a dia para inserir História da Matemática, tem maior chance de atingir um crescente número de alunos. O sucesso de autores como Roberto Dante e Elon Lages Lima confirmam meu pensamento.
Embora meu conhecimento seja limitado, espero adquirir muito conteúdo com a disciplina dentro do curso de especialização de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. As expectativas são as melhores e por gostar a estudarei com maior prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário